MUNDO DA CERVEJA


Seja responsável. Beba com moderação.

HISTÓRIA DA CERVEJA

A cerveja é uma das bebidas mais antigas da História, directamente associada ao desenvolvimento da cultura dos cereais. A cerveja foi, na verdade, uma das primeiras produções a utilizar o processo de fermentação, datando o primeiro registo de há sete mil anos, encontrado onde é hoje o Irão.

Muitos outros registos de cerveja se encontram em artefactos arqueológicos das mais variadas civilizações, ao longo dos milénios, mantendo-se a sua produção sempre na esfera doméstica. É no século VII que se regista a produção e comercialização de cerveja em maior escala, através dos mosteiros instalados por toda a Europa.

Algumas das marcas do Mundo da Cerveja ganham origem precisamente junto das comunidades religiosas, nomeadamente dos monges franciscanos (Franziskaaner).

É com a Revolução Industrial que a produção de cerveja transita para grande escala, particularmente após a introdução de hidrómetros e termómetros. No final do século XIX, a produção artesanal de cerveja é residual face à dimensão e ritmo de industrialização do processo de produção de cerveja.

Hoje, a cerveja é um produto de consumo global, produzido e comercializado tanto por grandes multinacionais como por pequenos produtores. Mais de 133 mil milhões de litros de cerveja são vendidos anualmente e os mais saborosos estão aqui mesmo, neste nosso Mundo da Cerveja.